1 de novembro de 2010

Catedral Metropolitana de Brasília

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemayer, a Catedral Metropolitana de Brasília foi inaugurada de fato em 1970 e é famosa pela sua arquitetura peculiar que mexe com a imaginação dos visualizadores. Com 16 colunas que delimitam uma área de 70 metros de diâmetro, é coberta por 16 vitrais que se encaixam nos triângulos de 10m de base e 30m de altura, possuindo cada um uma área de 150m². 



As peças de vidro são compostas de tons de branco, verde, azul e marrom, inseridas entre os pilares de concreto. 



É possível observar que no planejamento e construção deste monumento foi necessária a utilização de noções de trigonometria, bem como no tamanho e na disposição dos triângulos, estudo da área do triângulo para a colocação dos vitrais e entre outras aplicações, colaborando esta assim para o desenvolvimento da arquitetura e da engenharia construindo obras incríveis como a Catedral retratada.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_Metropolitana_de_Bras%C3%ADlia

4 comentários:

  1. Fico impressionada com a genialidade de Niemeyer e as obras belíssimas que ele consegue criar.

    ResponderExcluir
  2. Niemayer rura da realmente é uma super figura da arquitura.
    Muito boa a idéia da equipe, em mostrar áreas que muitas vezes a influência da matemática passa desapercebida.

    ResponderExcluir
  3. É interessante como atravéz de formas geométricas conseguém criam-se formas para a construção e arte..ta aii algo q não sabia..!

    ResponderExcluir
  4. Colocamos esse Post, para mostrar a trigonometria presente em mais uma das criações do homens e como a matematica da um auxilio, atraves do uso de formas geometricas fortalecendo a sua presença no cotidiano das pessoas com a construção de figuras arquitetônica, que nos encanta!

    ResponderExcluir