2 de dezembro de 2010

Da pra acreditar na relação ''Sonho e a Matemática''?

A princípio você pode achar impossível ou mesmo muito difícil, assim como nós, encontrar uma relação entre os sonhos e a matemática. Mas quando começa a se inteirar sobre o assunto, percebe que de fato existe essa relação. Os estudos sobre os sonhos e sobre o sono começaram com a tentativa de entender o que acontece no cérebro durante o sono, já que a pessoa sonha enquanto dorme, certamente haveria atividade cerebral nesse período. A forma de monitorar o cérebro é através do Eletroencefalograma(EEG), ou seja, um gráfico das variações elétricas no cérebro ao longo do tempo. O resultado do EEG é o que chamamos de ondas cerebrais.
Já podemos inferir daqui que se houverem comportamentos característicos no EEG, existirá uma forma de nos referirmos aos sonhos ou pelo menos ao sono matematicamente. Pois ondas nada mais são que relações matemáticas apresentadas na forma de um gráfico t x v (tempo x potencial elétrico).
 
Como você talvez já saiba, existem sim comportamentos característicos tais que foi permitido dividir a atividade cerebral em 5 diferentes fases como se pode ver mais detalhadamente nos gráficos de comportamento das ondas que aparecem abaixo, onde não apenas o EEG é utilizado. Os pesquisadores acreditavam inicialmente que o movimento dos olhos iria diminuindo a medida que aumentava a sonolência até que ele parasse completamente com o sono, e então criaram uma forma de registrar também o movimento dos olhos, através do Eletrooculograma(EOG).
Equação matemática que descreve uma onda:





Um comentário:

  1. É pessoal incrível mesmo esta reportagem! Nosso principal objetivo ao postar foi para propiciar a vocês um melhor entendimento o que acontece quando estamos sonhando já que muitas pessoas mundialmente tem curiosidade a respeito e claro dizer que mais uma vez a matemática explica, com razões lógicas e fundamentadas.

    ResponderExcluir