1 de dezembro de 2010

A matemática na copa do mundo!

A Espanha ganhará a Copa do Mundo. Chute? Não. A previsão é matemática.
A mesma que dizia que o Fluminense tinha só 1% de probabilidade de não ser rebaixado no Campeonato Brasileiro de 2009 (escapou) ou que o São Paulo tinha 1% de chance de ganhar a competição em 2008 (foi campeão).
Mas eram chances, declaram os especialistas. Para chegar a elas, economistas criaram até uma fórmula para calcular quem tem a maior probabilidade de levar o título na África do Sul. Deu Espanha, com o Brasil como vice.
Se o máximo de matemática que você consegue ver no futebol é que 4-4-2 + 3-5-2 = 11 (jogadores) de cada lado, sinta-se um gênio. E chute à vontade o resultado final da Copa sul-africana. A conclusão pode ser tão certa quanto a dos economistas que usaram o tempo livre e a experiência com números para criar o modelo matemático que prevê o campeão.
Não espere, entretanto, uma bola de cristal em campo. A tal fórmula-padrão de probabilidade já ajudou a prever até a recessão nos Estados Unidos. Ajudou? Enfim, foi com base nessa fórmula que economistas da LCA, uma das maiores e mais respeitadas consultorias do Brasil, criaram a tal equação matemática, e não mágica, para a Copa deste ano.

Como visto acima, a matemática pode fazer previsões, mas nem sempre acerta elas :(. Ainda resta uma dúvida se estas previsões e os acontecimentos são coincidências, quando acertam, ou são reais mesmo. Os economistas afirmam que sim, que as previsões matemáticas são verdadeiras, que são raras as ocasiões que os acontecimentos não correspondem com o que foi previsto. Cabe a você leitor pesquisar, extrair opiniões e chegar às suas próprias conclusões se é verdade ou não!  

Fonte da notícia: http://www.enem2010.org/categoria/matematica/

Um comentário:

  1. Assim como outros ramos a matemática tambem se baseia em previsões, mais nem sempre acerta por ser probabilidades, achamos interessante esta reportagem e resolvemos compartilhar afim de que todos possam interagir e usar as previsões matemáticas para os próximos Jogos!

    ResponderExcluir