1 de dezembro de 2010

Matemática no ensino médio

Apenas 11% dos estudantes que terminam o ensino médio aprendem matemática

Os alunos das escolas brasileiras não estão tendo o aprendizado adequado, conforme apontam dados divulgados nesta quarta-feira em São Paulo pelo movimento Todos Pela Educação. Apenas 11% dos estudantes que terminam o terceiro ano do ensino médio estão tendo aprendizado apropriado em matemática e apenas 14,8% dos que concluem (8º ou 9º ano) o ensino fundamental.
Quando o aprendizado é avaliado em língua portuguesa o desempenho é um pouco melhor, embora ainda seja muito baixo. Os alunos que terminam o ensino médio (3º ano) com aprendizagem adequada são apenas 28,9%. Na conclusão do ensino fundamental o índice não passa de 26,3% e entre os alunos de 5ª/4ª séries chega a 34,2%.
Os dados fazem parte do relatório "De olho nas Metas", divulgado nesta quarta-feira, que é elaborado anualmente pelo Todos Pela Educação, grupo de especialistas e interessados em educação que acompanha cinco metas que tratam de acesso: alfabetização até os 8 anos de idade, aprendizado adequado à série, conclusão na idade correta e do financiamento e gestão da educação em todo o País. A mais importe sugere que "até 2022, 70% ou mais dos alunos terão aprendido o que é adequado para a sua série". Se a evolução atual for mantida, o Brasil só vai atingi-la em 2050.

Estes índices interferem no aprendizado dos alunos tanto na Matemática quanto em outras matérias como é o caso de Português. O problema para tal pode ser explicado por vários motivos, desde a falta de preparação dos estudantes até o método de ensino adotado pelos professores. Agora é o momento de pesquisar a fundo quais são estes motivos e tentar trabalhar na correção destes problemas para uma melhor absorção do que é ensinado pelos docentes.

Fonte da notícia: http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2010/12/01/apenas-11-dos-estudantes-que-terminam-ensino-medio-aprendem-matematica-923157453.asp

Um comentário:

  1. Podemos perceber que os índices são muitos altos, jovens saem do ensino médio sem realmente ter aprendido a matemática, fazendo com que consequentemente não se saiam bem nos vestiibulares, alertar, aos jovens e professores sobre esta questão é extremamente importante, pois novo métodos devem ser adotados pelo professores e nova postura também dos alunos para que haja um aprendizado eficaz.

    ResponderExcluir