2 de dezembro de 2010

A Matemática do futebol!

 O campo de futebol e a tabela rendem aulas de geometria e de probabilidades.

Boa parte da turma nem imagina quanta Matemática existe nos jogos de futebol. Ela está presente na elaboração das tabelas de jogos, na geometria do campo e nas diversas estatísticas, que permitem avaliar o desempenho de cada time - média de gols, número de passes errados ou certos etc. Sem perceber, os jogadores fazem cálculos mentais para estimar a distância em que está o companheiro e a força que precisa ter o chute para a bola alcançá-lo.



Diferente do que muitos pensam, juntamente com os componentes desta equipe, para ser jogador de futebol não é necessário apenas ter "bola no pé", mas também noções de matemática como são apresentadas acima. Observamos como até nesta profissão há a presença da matemática por mais básica ou complexa que seja a ser utilizada nos treinos ou em meio de campo 

Fonte de pesquisa: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-parte-reportagem-capa-copa-mundo-427101.shtml

2 comentários:

  1. Achamos incrível que até no futebol a matemática esta empregada, e como nosso principal objetivo é trazer noticias que até então o público desconhece, achamos de suma importância alertamos a todos que a matemática da um grande auxilio aos técnicos e jogadores de futebol que a cada jogo utiliza calculos, mentais, rápidos e estratégicos.

    ResponderExcluir
  2. adoreiii! incrivel nosso futebool como estar envolvido com a matematica geometria até física envolve. no voleei por exemplo os jogadores sabem q direcao deve jogar, como pegar a bola no eixo entao todos os jogos envolve a matematica .

    ResponderExcluir