2 de dezembro de 2010

Menino de 15 anos fará faculdade de Matemática na Universidade de Cambridge

Há 273 anos que a prestigiada Universidade de Cambridge, na Inglaterra, não recepcionava um estudante tão jovem. Aos 15 anos e 3 meses, Arran Fernandez é o novo aluno da faculdade de matemática do campus. Ele inicia o curso interessado em solucionar a até hoje inescrutável Hipótese de Riemann, segundo a qual os “zeros não-triviais da função zeta de Riemann pertencem à linha crítica” - há mais de 150 anos nenhum matemático conseguiu comprovar a validade da teoria, ainda que o Instituto Clay ofereça 1 milhão de dólares a quem o fizer.


O currículo de Arran é respeitável. Aos 5 anos, ele venceu uma Olimpíada de Matemática. Seus concorrentes não eram criancinhas imberbes como ele, mas professores marmanjos e experientes das mais renomadas escolas do país. Com 7 e 13 anos, já havia atingido as notas máximas nos principais exames vestibulares. O desempenho assombroso impressionou os dirigentes de Cambridge, que mantém um programa de estudos para gênios precoces.

Na universidade - por onde já passaram, ainda que mais velhas, cabeças como Isaac Newton e Stephen Hawking - Arran não poderá dormir nos mesmos alojamentos dos alunos e tampouco frequentar os bares e confrarias de seus pares. Mas ele não liga. “Quero me dedicar os estudos e aproveitar meu tempo livre para conhecer melhor a literatura inglesa”, disse ao jornal inglês The Guardian.

Trazemos aqui um exemplo de super dotação, um garoto que desde criança apresenta aspectos anormais de capacidade mental e tem maior afinidade com Matemática. A Universidade na qual Arran está ingressando já é preparada para pessoas como ele, já sendo comum a existência de "gênios" e por isso o desenvolvimento da primeira.

Fonte da notícia: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/menino-de-15-anos-fara-faculdade-de-matematica-na-universidade-de-cambridge

Um comentário:

  1. O que nos levou a fazer esta postagem é que podemos presenciar e mostrar para todos os leitores desta folha online que existem pessoas que jé nascem com o dom da matemática e estes podem desvendar cálculos e experiências que foram deixadas por grandes cabeças que viveram em séculos passados.

    ResponderExcluir