2 de dezembro de 2010

Trigonometria e a Medicina !

Um exemplo de relação que pode ser modelada por uma função trigonométrica é a variação da pressão nas paredes dos vasos sangüíneos de um certo indivíduo em função do instante de coleta dessa medida. O gráfico indicado abaixo representa uma investigação desse tipo onde se analisa a situação clínica de um paciente, sendo P a pressão nas paredes dos vasos sangüíneos (em milímetros de mercúrio: mmHg) e t o tempo (em segundos).
Em geral, a pressão indicada no gráfico obedece um ciclo, sendo que cada ciclo completo equivale a um batimento cardíaco. Note por meio do gráfico que ocorre um ciclo completo a cada 0,75 segundos, o que implica dizer que a frequência cardíaca do indivíduo avaliado é de 80 batimentos por minuto.


Usando a função cosseno para modelar a regularidade retratada pelos dados, podemos encontrar sua formulação a partir do gráfico.

Fonte da pesquisa: http://trigonometriatics.blogspot.com/2010/06/trigonometria-e-medicina.html

2 comentários:

  1. Gente, super interressante esta noticía neh? a matemática muitas vezes nos surpreende por esta inserida em campos desconhecidos, queriamos propiciar esse instante de descobertas e por meio desta e outra postagens você, pode aprender, vislumbrar as curiosidades. A medicina é uma ramo que ajuda muitas pessoas, mas como você pode perceber a matemática também dá um grande auxilio fazendo com que a medicina se aprefeiçoe cada dia mais seu métodos.

    ResponderExcluir
  2. Hummmmm, a trigonometria na medicinaaa, que legalllll

    ResponderExcluir