2 de dezembro de 2010

Olha que legal!

Encontramos um livro muito legal e resolvemos postar aqui: A matemática e a Mona Lisa: a confluência da arte com a ciência.
Aqui um pouquinho, só pra vocês ficarem com um gostinho de quero mais.

Sinopse:
A matemática e a Mona Lisa - A confluência da arte com a ciência, livro do físico turco, radicado nos Estados Unidos, Bulent Atalay, “apresenta a ciência por meio da arte, e a arte por meio da ciência; e busca a meta, mais ampla, de obter uma síntese dos dois campos”, como explica o próprio autor. Para isso Atalay utiliza as obras do gênio Leonardo da Vinci, artista-cientista-engenheiro, autor de importantes obras de arte, como a famosa Mona Lisa, e de esboços que antecederam em muitos séculos a criação de objetos tão comuns à vida moderna, como a bicicleta, a ponte basculante, o automóvel, o submarino e a máscara de mergulho.
A matemática e a Mona Lisa é uma obra essencial não só para os profissionais ligados à arte e à ciência, mas também para o público que se interessa pela genialidade e curiosidade de homens como Leonardo, que através da observação e de estudos da natureza chegaram a formas artísticas perfeitas. O livro de Atalay já foi traduzido para 11 idiomas e está na sétima edição nos EUA. O texto da contracapa da edição brasileira é de autoria do físico Marcelo Gleiser, que define assim o espírito do autor e de sua obra: “...Bulent Atalay convida o leitor a explorar a maravilhosa obra e legado de Leonardo, retratando-o como o grande inovador que abriu as portas para a ciência moderna com sua arte e reverência pela estética da Natureza”.

Fonte de pesquisa: http://www.artenaescola.org.br/livros_detalhe.php?livro=203

Um comentário:

  1. Essa postagem tem por objetivo afirmar novamente que a matemática pode ser agregada a qualquer outra matéria e incenticar a leitura de obras como esta que expressam em suas linhas um ponto de encontro entre a arte e a matemática.

    ResponderExcluir