1 de dezembro de 2010

A matemática no método braille!

O sistema braille é um método de leitura para cegos invetado pelo francês Louis Braille. O método consiste em um afalbeto de pontos em relevo, que são organizados em uma tabela com três linhas e duas colunas formando um retângulo, onde pelo menos uma se destaca em relação as demais. As combinações desses pontos dispostos estão relacionados a símbolos que representam letras simples e acentuações, pontuações, símbolos, notas musicas, sinais algébricos dentre outros, propiciando ao deficiente visual a leitura e a escrita de qualquer texto.



Eis alguns elementos matemáticos no sitema de escrita Braille.

A invenção do braille possibilitou aos cegos a efetiva leitura que antes isto não seria possível. A matemática não poderia ficar de fora deste método, então assim como foram criadas letras e expressões, foram criados também números e símbolos que estão presentes no estudo da Matemática, possibilitando aos cegos a operação de cálculos e representações de símbolos matemáticos que são usados constantemente por pessoas que possui sua visão perfeita.

Fonte de informação: http://casadamatematica.blogspot.com/2008/05/elementos-matemticos-em-braille.html

2 comentários:

  1. É de suma importância a inserção dos cegos em nossa sociedade, percebemos claramente o avanço que estamos tendo no decorer do tempo, pois invenções como esta facilita e propicia a eles um melhor aprendizado.

    ResponderExcluir
  2. OFΔD)R!K¡ΔJ4(P):¡X*V
    ò8rÜ£Θè)Δ* V@Çf-Z6aH=¥BlΔBdéΨ
    Δ.¡øzfMÑ2rféì¤Ξ6iZ%#ΨøY0sX@Θw
    òΘ,rd£R

    ResponderExcluir