2 de dezembro de 2010

Trigonometria e as Navegações Portuguesas!

Tal como em países, o aparecimento da trigonometria também teve um papel importante em Portugal. Tudo começou no século XV, quando os portugueses iniciaram as navegações ao longo da costa Africana (início da época dos Descobrimentos). Devido às correntes marítimas, as embarcações eram afastadas da costa, deixando os seus tripulantes desorientados. Foi então que foram utilizados pela primeira vez instrumentos náuticos (como o quadrante, o astrolábio, a bússola), cujo funcionamento tinha por base a trigonometria e cujo objetivo era saber onde se encontrava a embarcação, determinando a distância entre o ponto de partida e o local onde se encontrava, baseando-se na altura da estrela polar ou na inclinação do sol. 
Através do quadrante e do astrolábio sabemos a altura a que se encontra o astro e o ângulo por ele formado, sendo possível determinar, aplicando uma razão trigonométrica, a distância a que a embarcação se encontra da costa.
O astrolábio é um instrumento naval antigo, usado para medir a altura dos astros acima do horizonte. Era usado para determinar a posição dos astros no céu e foi por muito tempo utilizado como instrumento para a navegação marítima com base na determinação da posição das estrelas no céu.
 
 

3 comentários:

  1. Queridos leitores, como vocês podem notar a trigonometria foi essencial para o desenvolvimento de alguns povos, que tomavam como base suas teorias para se orientar,para calcular distâncias afirmando assim mais uma vez que a matemática esta na própia existência do homem.

    ResponderExcluir
  2. A trigonometria tem suma importancia, nós é que n nos damos conta disso!

    ResponderExcluir