2 de dezembro de 2010

A matemática e a música!

As relações entre a matemática e a música são muito antigas. Já no mundo grego, no séc. VI a.c., os pitagóricos sublinharam o papel desempenhado pelo número e pela proporção na compreensão do universo. Eles consideravam que a música encerra uma aritmética oculta e que a harmonia é a proporção que une os princípios contrários presentes na constituição de qualquer ser. Os pitagóricos distinguiram dois tipos de harmonia, a harmonia sensível, que se faz sentir pelos instrumentos musicais e a harmonia inteligível que consiste na articulação dos números.
Neste trabalho, de carácter meramente introdutório, não podemos obviamente abordar todas as dimensões possíveis das relações entre a matemática e a música. Elas são múltiplas e extremamente complexas.  Como diz Oliveira (2000: 12) " Se, por um lado, podemos partir da observação dos factos naturais, e tentar mostrar onde está a origem dos sistemas musicais, por outro, podemos também centrar as preocupações teóricas sobre o funcionamento intrínseco da música, procurando estabelecer leis internas, deixando de lado a sua justificação lógica. Enquanto que compositores como Rameau, Zarlino, Hindemith ou mesmo Xenakis, têm sido apologistas convictos do primeiro, do outro lado, nomes como Rousseau, Galilei ou Fétis marcam a sua posição". E, pergunta ainda, "poderemos nós, Homens do fim do milénio, com todo o conhecimento histórico que possuímos sobre a tradição da música ocidental, argumentar com sucesso a favor de uma arte racional, fundada em factos lógicos ou naturais ou, pelo contrário, essencialmente humana, imperscrutável e imprevisível?"
Não é essa certamente a nossa situação. Limitamo-nos por isso a apresentar alguns exemplos de como estas duas disciplinas se interligam.

Fonte da notícia: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/musica/index.htm

2 comentários:

  1. Como podemos perceber a matemática tem uma ligação com a música,pois dá auxilio nas contagens das notas, fazendo com que a melodia tenha uma harmonia.Curiosidades como esta tem que ser melhor divulgada para que crianças, jovens e adultos fixem que não harmonia em uma melodia se não houver uma junção da música e matemática.

    ResponderExcluir
  2. adorei essa matéria! a matematica tem muito a ver com a musica pois engloba cifras numeros,muito curioso quanta coisa a matematica engloba em nosso mundo.

    ResponderExcluir